sábado, 2 de agosto de 2014

Dar atenção as pessoas



Quem não vive preocupado em seu dia a dia? Poucos. A maioria das pessoas vive estressada, dizem nem ter tempo de ir à igreja, participar de sua comunidade, pois, trabalham a semana inteira, e no final de semana, querem descansar. É isso, mas não é só, certo?

Não fazer nada. Esses que falam que nada podem fazer no fim de semana, normalmente encontram tempo para o encontro com amigos, para a pescaria, para o jogo, para o churrasco, para ver televisão. Por que têm tempo para essas coisas e não tem um tempinho para as coisas espirituais?  Questão de prioridade; não é questão de tempo.  Tempo se tem, porém, a prioridade não é para destacar uma hora – das tantas que se tem para o descanso -  para dedicar à participação na celebração na comunidade ou para fazer uma boa obra.  Para estes o fim de semana é apenas para fazer o que se gosta, aquilo que dá prazer imediato. Ou não? Claro que não se pede para investir todo o tempo livre em atividades espirituais. Mas ao menos uma ínfima parcela  de todas as horas somadas que se tem para descansar. Jesus tem alguma coisa a nos dizer sobre isso.

     Episódio de Marta e Maria. Jesus estava na casa de Marta e Maria. Maria ficou ouvindo Jesus enquanto Maria cuidava dos deveres de casa. Uma ficou contemplando o Senhor e a outra, na atividade. Viu como podemos, como Marta,  nos ater a atividades em  momentos errados?  O Senhor estava ali; por que Marta não deixou as atividades para ouvi-lo?  Não podiam esperar?  Ela achava que não. Mas Jesus a repreendeu dizendo:  41 Marta, Marta, andasmuito inquieta e te preocupas com muitas coisas (Lc 10,41-42). Como nós?

     Ativismo. É o grande mal em nossa sociedade. É o ativismo,  sob o pretexto de tarefas urgentes. Jesus censura Marta, não porque ela cuida da cozinha, mas porque quer tirar Maria do escutar para fazê-la entrar no ritmo das suas próprias ocupações. 40 Marta, toda preocupada na lida da casa, veio a Jesus e disse: Senhor, não te importas queminha irmã me deixe só a servir? Dize-lhe que me ajude (Lc 10,40). Marta não conhecia a escala de valores de Jesus.

     Tudo tem a sua hora. O ativismo é pernicioso tanto para a vida pessoal quanto para a vida comunitária. A comunidade não pode também ocupar o primeiro lugar na vida das pessoas, sob o motivo de que o mais importante é atuar na comunidade. Comunidades que giram exclusivamente em torno de preocupações e reivindicações materiais acabam esvaziando-se, caem em brigas geradas pelo personalismo e pela ambição. Deus não pede ativismo. Pede que se dê tempo para a atividade, como Marta e também para ouvir o Senhor, como Maria.  Tudo no momento certo.28   É assim, que podemos ir agindo e nos instruindo com o Senhor, com toda a sabedoria, para tornarmos pessoas perfeitas segundo Cristo (Cl 1,28). É preciso dar atenção às atividades e às pessoas.  Foi o que fizeram os três enviados de Deus a Abraão quando ele pediu: 3 "Meus senhores, disse ele, se encontrei graça diante de vossos olhos, não passeis avante sem vos deterdes em casa de vosso servo (Gn 18,3). Podiam ter passado adiante, mas eles ficaram com Abraão. Deram atenção a ele.

É preciso dar atenção às atividades, mas também às pessoas, ao descanso e ao Senhor. Este é o equilíbrio necessário. É assim que encontramos tempo para fazer o que gostamos e o que  precisamos. Seremos ativos nas horas certas, e saberemos meditar e orar no momento oportuno.

Eu diante da Palavra

Ativismo
41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, andas muito inquieta e te preocupas com muitas coisas (Lc 10,41-42).

Dar atenção
3 "Meus senhores, disse ele, se encontrei graça diante de vossos olhos, não passeis avante sem vos deterdes em casa de vosso servo (Gn 18,3).


Minha prece
Senhor, precisamos encontrar tempo para ti,
Para nós e para o próximo.
Esperas que caminhemos fazendo o que devemos fazer
Longe do pecado,
praticando a justiça fielmente.
Queremos  ouvir com atenção tuas palavras
não prejudicando nosso irmão,
não nos omitindo.
Dá-nos tua graça para fazermos o que devemos fazer.

http://www.meritocat.com.br/site/2013/07/03/dar-atencao-as-pessoas/

Nenhum comentário: