domingo, 3 de janeiro de 2016

O instrumento mais importante do músico católico!

cruz-e-microfone
músico e terço

Músico católico que toca nas missas e usa a música para evangelizar muitas vezes se esquece do instrumento mais importante de todos. Não é violão, guitarra, contra-baixo, teclado, piano, voz … O instrumento mais importante de todos é O Santo Terço! Neste post eu quero falar um pouco sobre a devoção do Santo Rosário e porque esta devoção é uma das mais importantes do católico.
Santo Rosário compreende a meditação dos vinte mistérios da fé católica, divididos em quatro grupos de cinco mistérios – denominados Terço – e nos leva diariamente ao estudo e meditação profunda da Palavra Sagrada da Bíblia e das passagens mais importantes do Evangelho. Originalmente, o Rosário era dividido em 3 Terços, mas em 16 de outubro de 2002 o Papa João Paulo II instituiu mais 5 mistérios chamados de Mistérios Luminosos, acrescentando um “Quarto Terço” ao Rosário.

A ORIGEM DO SANTO ROSÁRIO

A oração do Santo Rosário surgiu aproximadamente no ano 800 à sombra dos mosteiros, como Saltério dos leigos. Dado que os monges rezavam os 150 salmos, os leigos, que em sua maioria não sabiam ler, aprenderam a rezar 150 Pai-Nossos. Com o passar do tempo, se formaram outros três saltérios com 150 Ave-Marias, 150 louvores em honra a Jesus e 150 louvores em honra a Maria.
Santo Domingo Nossa Senhora TerçoSegundo uma tradição a Igreja católica recebeu o Rosário em sua forma atual em 1206 quando a Virgem teria aparecido a Santo Domingo e o entregou como uma arma poderosa para a conversão dos hereges e outros pecadores daquele tempo. Desde então sua devoção se propagou rapidamente em todo o mundo com incríveis e milagrosos resultados.
No ano de 1365 fez-se uma combinação dos quatro saltérios, dividindo as 150 Ave-Marias e 15 dezenas e colocando um Pai-Nosso no início de cada uma delas. Em 1500 ficou estabelecido para cada dezena a meditação de um episódio da vida de Jesus ou Maria, e assim surgiu o Rosário de quinze mistérios.
A palavra Rosário significa “Coroa de Rosas”. É uma antiga devoção católica em que a Virgem Maria revelou que cada vez que se reza uma Ave Maria lhe é entregue uma rosa e por cada Rosário completo lhe é entre uma coroa de rosas. A rosa é a rainha das flores, sendo assim o Rosário é tido como sendo a mais importante de todas as devoções.
Cada Ave Maria rezada é uma rosa que o cristão deposita aos pés da Virgem Maria!
O Papa João Paulo II afirmava com frequência que “Maria é a estrela da nova evangelização”. Basta começar a rezar o Terço, que uma chuva de graças envolve a pessoa, a esperança renasce, os problemas mais difíceis se resolvem, quase por si, e a paz volta a reinar nos corações. É assim, com suavidade maternal, que Maria conduz os seus devotos para Jesus.

MEDITAÇÃO DO SANTO ROSÁRIO

joão paulo ii santo terçoA meditação faz com que a nossa fé e nossa confiança em Jesus e Maria sejam aumentadas, dando-nos a certeza da sagrada presença. Aqueles que oram o Terço ou o Rosário diariamente passeiam na verdade bíblica, é o novo testamento contido em uma oração, que nos mostra a nossa redenção e salvação.
Para quem medita com fé os mistérios do Santo Rosário, o terço não é uma oração repetitiva, é mais que uma devoção: é um caminho seguro que nos mostra a porta de entrada da salvação, que é Jesus.
São João Paulo II nos deu uma dica muito interessante para bem rezar o Rosário. Didaticamente, podemos acrescentar pequenas frases do mistério meditado após a palavra Jesus da oração da Ave Maria, por exemplo, ao rezar as 10 Ave Maria do primeiro mistério doloroso podemos acrescentar uma frase do tipo:
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus … que suou sangue no horto das oliveiras … Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.
Isso é um recurso pedagógico muito interessante quando se está aprendendo a rezar o terço meditando os mistérios do Santo Rosário. O mais importante de tudo é que a oração das dez Ave-Maria sera feita com muita fé e humildade, saudando nossa Santa Mãe e meditando o que prega o mistério anunciado.

COMO REZAR O TERÇO

terçoPara se rezar o Santo Rosário, criou-se um instrumento denominado “Terço” exatamente por conter as contas (ou bolinhas) necessárias para contar as orações recitadas, correspondente a uma terça parte do Rosário completo original, que continha 15 mistérios.
O terço é composto de uma cruz seguida de contas trançadas em um fio ou corrente, separadas em grupos específicos que representam no total as orações de um Creto, seis Pai Nossos e cinquenta e três Ave Marias, ou seja, a terça parte do Rosário.
Vejamos então como se reza um terço.
Inicia-se o terço com o Sinal da CruzOferecimento do Terço e a Invocação do Divino Espirito Santo.
A cruz do rosário representa nossa profissão de Fé e é usada para iniciar o terço: segure a cruz e reze o Credo. A primeira grande conta e as três pequenas seguintes são usadas para rezar um Pai Nosso e três Ave Marias na intenção de invocar a Santíssima Trindade em nossa vida, na sequencia reze um Glória ao Pai (não considerado nas contas do terço, ou seja, após a terceira Ave Maria reze o Glória ao Pai antes de seguir para a próxima conta do terço).
Inicia-se então a citação dos santos mistérios do Rosário, conforme os dias da semana:
  • Mistérios Gozosos: segundas-feiras e sábados
  • Mistérios Dolorosos: terças-feiras e sextas-feiras
  • Mistérios Gloriosos: quartas-feiras e domingos
  • Mistérios Luminosos: quintas-feiras
Primeiro faz-se a citação do mistério meditando sobre o fundamento dele e utiliza-se a grande conta para rezar o Pai Nosso em saudação a Jesus e as dez contas pequenas agrupadas em seguida são usadas para auxiliar na contagem das dez Ave Marias em saudação a Virgem Maria. Meditando o mistério.
Após a décima Ave Maria reza-se o Glória ao Pai e a Jaculatória que é a oração de Nossa Senhora de Fátima pedindo a redenção das almas. Repete-se a mesma sequência para cada mistério contemplado até o final.
O terço é encerrado com a oração de Agradecimento, a Salve Rainha, a Ladainha de Nossa Senhora, a Consagração a Nossa Senhora e o Sinal da Cruz.
-"Músicas para Missa"

Um comentário:

Unknown disse...

Há muitos anos integro grupos musicais que colaboram em missas, retiros e demais celebrações religiosas e nunca tinha tomado consciência da importância deste instrumento para os músicos católicos. Rezo o terço com frequência mas nunca tinha pensado nessa perspectiva.
Achei muito linda a reflexão. Deus o abençoe!