Como escolher Litúrgicamente o Canto de Entrada(Abertura)

Como escolher Litúrgicamente o Canto de Entrada(Abertura)
Significado Litúrgico -
Deus caminha ao nosso encontro: esse é o sentido da procissão de entrada. Em passagens bíblicas diversas vemos o povo de Deus caminhar, seja em busca da terra prometida, seja em busca da libertação, seja a caminho de Jerusalém, seja ao encontro de Jesus. É por isso que, de pé, aclamamos a Cristo, na presença do sacerdote, que vem ao nosso encontro, com toda sua majestade, seu poder e sua autoridade, para celebrarmos juntos os mistérios do sacrifício da missa.

Quem preside o ato litúrgico é o próprio Cristo, que se une a nós e se oferece a si mesmo e ao Pai em nosso favor.

O sacerdote, após vestir-se para celebrar a missa, já não é mais ele mesmo que está ali, mas o próprio Cristo! Independente dos méritos do sacerdote, apesar de seus pecados: é o próprio Cristo quem celebra a missa! Cristo faz do padre um instrumento a seu serviço, pois isto independe da nossa condição de pecadores, independe de nossas limitações, independe de nosso estado físico, mental, espiritual: é o poder de Deus que vem até nós e nos faz conduzir ao Pai. E o que o padre consagrar é verdadeiramente o Corpo de Cristo, mesmo que os fieis não tenham fé, mesmo que o padre não tenha fé, mesmo que todos duvidem, pois a realização desse milagre não está condicionada à nossa fé, à nossa natureza humana: vem de Deus, é sacramento ordenado por Cristo: “Fazei isto em memória de mim...” Jesus cumpre suas promessas sem estar condicionada à fé do homem.
Este canto acompanha o rito da procissão de entrada e, por isso, deve ser encerrado ao término desta procissão.
Para que um canto seja corretamente considerado canto de entrada, este deve expressar a alegria de estarmos reunidos para celebrar os mistérios de nossa salvação.

Até aqui vimos opções de cantos de entrada para os que querem cantar o mais liturgicamente possível. Porém, como a própria instrução nos diz, em último caso pode se usar cantos que falem da festa que se celebra, no caso por exemplo, de Natal, Páscoa, as festa de Nossa Senhora, etc, ou que remetam ao tempo litúrgico, como os cantos de quaresma e advento, ou ainda, no caso do tempo comum, podemos procurar cantos que estejam ligados com a liturgia do dia. Para isso é preciso estudar com cuidado cada leitura e procurar cantos adequados.
Mas para quem não encontrar nenhum canto adequado com a liturgia do dia, basta cantar a antífona que não tem erro.



PROXIMAS MISSAS