Como Escolher o Canto de Comunhão Litúrgicamente

Como Escolher o Canto de Comunhão Litúrgicamente

Sobre o canto de comunhão, os números 86 e 87 da Instrução Geral para o Missal Romano nos dizem a respeito.
Ele nos recorda que o canto de comunhão exprime através da unidade das vozes a união espiritual dos comungantes, demonstra a alegria dos corações e realça a índole comunitária da procissão da Comunhão.

Essas palavras apenas nos explicam o que é o canto de comunhão, mas o que devemos cantar?

O parágrafo seguinte explica: Da mesma forma como os cantos de Entrada e Ofertório, o canto apropriado para este momento é a Antífona de comunhão que está prescrita no Graduale. Mas em segundo lugar, podemos também optar por outros cantos adequados.

Devemos, portanto, escolher cantos que estejam ligados com o momento da Comunhão, como por exemplo um dos vários cantos eucarísticos que existem, tanto em latim como em português,
Além disso, o Missal Romano também possui uma antífona de comunhão. Porém ela é bastante curta, e provavelmente não seja o suficiente para a procissão. Mas é oportuno que procuremos cantá-la antes do canto de comunhão propriamente.

No caso de Solenidades da Igreja; Festa de São Pedro e São Paulo; Santíssima Trindade; Ressurreição do Senhor; Pentecostes... (e todos os outros Ofícios Festivos e Solenes) ou seja, quando for uma ocasião com "Ofício Solene Próprio" esse canto deve acompanhar o sentido da Solenidade e/ou Festividade. Tal quando se tratar de "Festa" da (o) Padroeiro (a), o sentido do canto pode lembrar a vida daquele Santo (a).

A Instrução prevê que é possível se cantar algo após a comunhão, mas que devemos encerrar o canto de comunhão a tempo para não estender demasiadamente. O momento máximo que podemos estender o canto de comunhão é até ser terminada a purificação do cálice.
Porém, a minha recomendação é: Assim que todos os fiéis terminam de comungar, encerre o canto de comunhão e mantenha o silêncio, para que todos possam fazer sua ação de graças. Ou então no máximo faça um suavíssimo fundo com o órgão.

Deve obrigatoriamente falar sobre a comunhão, ou sobre o corpo e sangue de Cristo, ou sobre o pão da vida, pão do céu, ou qualquer outra palavra que faça alusão à mistério da eucaristia.
PROXIMAS MISSAS